quarta-feira, 22 de setembro de 2010

10 estratégias de manipulação

Para primeira postagem acho interessante abordar o tema "manipulação", desde quando e até aonde somos e fomos manipulados?? geração após geração nos foi imposto o que temos hoje como verdade, acreditamos em tudo o que a aquela caixa de manipulação em massa nos passa(TV), durante anos e anos fomos moldados a acreditar em determiados valores, moda, a ditadura da beleza...., músicas que hoje só fazem sucesso com bundas, músicas com letras exageradas e pornográficas, noticiários tendenciosos e mentirosos, filmes que nos moldaram a acreditar que a violência é algo normal, que a guerra é necessária, programas infantis com subliminares chocantes, desenhos animados que muitas empresas que os criaram estão sendo processadas por pornografia subliminarmente falando, e não da em nada, saem impunes,.... o dinheiro fala mais alto...., na politica nem se fala, tudo é farsa, e os poiliticos que realmente pretedem realizar algo benéfico para o povo não duram muito ou acabam se vendendo, acho estranho Deputados, Senadores... enfim, terem essa empáfia, esse sentimento de superioridade.... eles são funcionários do povo, nossos funcionários, e são povo também, então não vejo diferença entre ser mais ou ser menos, o problema é que a maioria do povo também se vendeu.... lembram da caixa mágica(TV)?(claro, não somente a tv) pois é, atraves de muitas programações com o passar dos anos "aprendemos " o jeitinho brasileiro..... que na verdade é um jeitinho mundial..... quase todos tem jeitinhos para tudo, lucrar é o negócio, lucrar em tudo, dinheiro é a solução, se fulano ja me pagou e esqueceu disso e vem pagar de novo..... ahhh ... é um trouxa... vou receber de novo... e assim caminha a humanidade....., temos que aprender a "SER" mais e não somente "ter" mais, estamos dando muita importância na aparencia material, estamos ficando lindos por fora..... mas podres por dentro, a juventude de hoje tem muita informação, são mais questionadores que na minha época, porem somente tem a informação, poucos sabem usar toda essa informação, são inteligentes ao extremo, isso é indiscutível, mas e no campo da emoção? totalmente despreparados, porque? porque foram preparados na escola a ser alguem na vida e o que é ser alguem na vida? ter uma posição social? ter uma profissão que tenha uma renda razoável e poder dar tudo de bom para sua família? aparentemente isso é otimo e totalmente inofensivo...... será? será que aprender a ter é mais importante que ser??? ou vamos correr atraz de uma boa profissão, de um bom lucro, de um bom status, o resto a gente ve depois, amor, carinho??? depois que eu estiver bem eu vejo isso.. então minha  proposta é: vamos SER mais, vamos perder a vergonha de falar em amor, união, respeito, vamos abrir os  olhos e ver que o mundo não é somente ter, vamos ensinar a nossos filhos a se conhecerem melhor, a saberem lidar com as emoções, a saberem lidar com decepções, tudo esta muito material, estamos esquecendo de nós mesmos, vamos tentar nos redescobrir de uma maneira diferente. Abraços!!!!





“10 estratégias de manipulação”, segundo Noam Chomsky - linguista estadunidense



1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto Armas silenciosas para guerras tranqüilas)”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?“Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

3 comentários:

  1. Renato G. Santos.
    Fala bonito e correto: Pena que moramos no maior País tropical do planeta capás de produzir alimento para toda umanidade e poucos falam em proteger os homens do campo.
    "Sem comida não sobreviveremos"

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  2. É, sou estudante de computação, estou pensando em largar a faculdade pra cultivar no campo, para subesistencia, pois o sistema está caminhando pra fome e miséria de grande parte da população.

    Hoje somos criados como animais, somos ensinados a fazer isso e aquilo. não os ensinam a plantar na escola, nunca tive aula de cultivo. o sistema quer que nós trabalhemos ao preço de comida, pois é só isso que da pra comprar com o dinheiro que se ganha, poucos conseguem uma vida boa e uma pequena porção detem toda a riqueza do nosso trabalho.

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  3. Acho que tudo tem algo por trás algo que um dia saberemos e algo que jamais será revelado sou adepto da teoria da conspiração e quanto mais estudo e conheço pessoas que estudam e vejo o fruto de seus estudos mais acredito que o sistema nos manipula .
    Sei de muitas coisas das quais não posso falar ainda mas muito tem haver com a manipulação das massas `` pensantes ´´ só que cheguei a um ponto onde já temo pelo o que eu já sei que não e pouco porem se deixarmos o sistema dominar nunca mais retomaremos o poder

    Parabéns pelo poste afirma algo que eu já desconfiava e bom que eu saiba que não penso assim sozinho

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